logom
MOBILIÁRIOS LED
A identidade visual que o seu evento merece
ORÇAMENTO
LOUNGES MAIS CRIATIVOS E ALEGRES
Design e sofosticação em mobiliários iluminados
ORÇAMENTO
PROTEJA SEU EVENTO DO COVID
Totem álcool gel personalizado
ORÇAMENTO
Previous
Next

Bar Mitzvah e Bat Mitzvah: saiba o que são e como planejar 

bar mitzvah (capa)

O Bar Mitzvah e o Bat Mitzvah são celebrações da cultura judaica que envolvem muita tradição religiosa. Portanto, é essencial conhecer a finalidade dessas cerimônias para, assim, saber como planejá-las da maneira correta.

Além disso, tratam-se de momentos importantes tanto para os jovens quanto para seus familiares, que iniciam as preparações com bastante antecedência.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo esclarecendo melhor as diferenças entre as duas solenidades e dando dicas de como organizá-las de maneira adequada.

Boa leitura!

O que são Bar Mitzvah e Bat Mitzvah?

Esses são ritos da cultura judaica que marcam a transição das crianças para uma fase em que podem responder por seus atos de forma consciente. 

Sendo assim, o Bar Mitzvah é a celebração da maioridade religiosa para os meninos, quando completam 13 anos de idade e o Bat Mitzvah para as meninas, ao completarem 12 anos de idade.

Portanto, essa é a época em que os jovens de cultura judaica entendem como direcionar as energias para pensamentos positivos e boas atitudes, zelando mais pelo bem estar do próximo do que de si mesmo, de acordo com as leis da religião.

Além disso, reserva-se essa etapa para reflexões de conduta perante a sociedade e ingresso no mundo das responsabilidades adultas.

Quais são as tradições e etapas do evento?

A tradição do Bar Mitzva é presente na vida dos judeus há mais de 2000 anos. Contudo, para as meninas, essa é uma realidade recente, iniciada por volta do século XX, quando a religião judaica passou a permitir a iniciação religiosa também às mulheres.

Então, durante a cerimônia — realizada, geralmente, na Sinagoga e direcionada pelo Rabino — firma-se o pacto de obedecer aos mandamentos da Torá, livro sagrado dos judeus. 

Assim, em sinal de respeito, os homens usam a kipá, uma forma de lembrar a constante presença de D’us, sempre acima deles.

Diferentemente de festas de aniversário tradicionais e outras comemorações, o Bar Mitzvah e o Bat Mitzvah são organizados com um ano ou mais de antecedência. 

Durante esse tempo, os jovens estudam a língua hebraica para que possam fazer a primeira leitura pública da Torá, durante a cerimônia.

Como planejar Bar Mitzvah e Bat Mitzvah

Como você viu, não se planeja um Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah de um dia para o outro, pois não se trata apenas de uma formalidade, mas do simbolismo de um crescimento espiritual e do fortalecimento dos indivíduos com o lado religioso.

Contudo, depois de seguir todos rituais de celebração, até a benção final, inclui-se uma festa de aniversário com tudo o que o jovem tem direito, incluindo bolo de aniversário, músicas, danças e presentes.

Portanto, veja algumas dicas essenciais para organizar um Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah dignos da importância desses momentos!

Programe-se com antecedência

A maioria das comemorações judaicas envolvem um grande número de convidados, pois elas se tornam oportunidades de entrar em contato com a espiritualidade e diversos preceitos religiosos.

Por isso, costuma-se começar os preparativos para um Bat Mitzvah quando a menina completa 10 anos de idade e, para um Bar Mitzvah, quando o menino completa 11 anos de idade.

Dessa forma, os pais têm tempo suficiente para se planejarem financeiramente para um evento grandioso, assim como elaborar uma lista de convidados que não deixe nenhuma personalidade importante de fora.

Escolha o local ideal para a cerimônia

É sempre importante lembrar que tanto o Bar Mitzvah quanto o Bat Mitzvah representam muito mais do que uma festa. 

Portanto, é preciso seguir diversas regras e costumes que estejam de acordo com os ensinamentos religiosos e com todos os costumes.

Então, deve-se planejar a cerimônia com o apoio de uma equipe que tenha a supervisão de um Rabino e conte com experiência em celebrações judaicas.

Dessa forma, será mais fácil encontrar um local que comporte o número de pessoas convidadas e que possibilite a realização de todas as tradições.

O que servir em um Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah?

Segundo a religião judaica, os alimentos não têm a função de nutrir apenas o corpo, mas a alma da mesma maneira. Por isso, leva-se muito a sério a alimentação Kosher, aquela que é adequada para o consumo.

Sendo assim, antes de serem servidos, todos os alimentos devem passar pela vistoria de um Rabino e por um controle de qualidade rigoroso que garantirá uma alimentação saudável aos convidados.

Confira uma lista de alimentos que podem estar presentes no cardápio da cerimônia:

  • Animais com cascos fendidos e ruminantes: gado, ovelha, cabra, vitela, gazela, entre outros;
  • Aves;
  • Peixes;
  • Alimentos parve: aqueles considerados neutros, como frutas, legumes, hortaliças, ovos, cereais, pães e massas.

É fundamental lembrar que os judeus se abstém do consumo de carne de porco, de acordo com o que diz a Torá.

Como escolher os móveis para um Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah?

Para definir quais serão os móveis de um Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah deve-se ter em mente que esses elementos, assim como todos os outros, têm que estar alinhados aos requisitos da solenidade.

Portanto, como tratam-se de festas normalmente um pouco mais luxuosas é preciso ter coerência nas escolhas.

Contudo, após os rituais religiosos, a festa de aniversário costuma acontecer em um salão de festas e, nesse momento, o intuito é se divertir. Então, não há problema em optar por uma mobília mais descontraída que una requinte e alegria.

Encontre a decoração perfeita para o seu Bar Mitzvah ou Bat Mitzvah com a Mobset!

Agora você já sabe qual a diferença entre Bar Mitzvah e Bat Mitzvah. Ambas as celebrações marcam a transição de jovens judeus para uma fase em que já podem encarar as responsabilidades da vida adulta e se tornarem mais maduros religiosamente.

Então, um momento tão especial como esse merece uma decoração condizente com sua importância. Por isso, a Mobset disponibiliza os melhores móveis de cristal acrílico ou LED para eventos como esses.

Dessa forma, você será capaz de trazer mais destaque para a decoração da sua celebração, com muito brilho, elegância e leveza. Além disso, nossos móveis são leves, impermeáveis e muito resistentes.

E para mais dicas de decoração de eventos, continue no Blog da Mobset!

FALE CONOSCO

ESTAMOS A SUA INTEIRA DISPOSIÇÃO

Clientes e parceiros serão sempre bem-vindos para contatos e visitas.

Telefone:  (11) 96560-9430  (WhatsApp)

Email: contato@mobset.com.br

logo mobset letra branca

Copyright Mobset 2021. Todos os direitos reservados.